Poema Se (Professor Hermógenes - Hatha Yoga)
Se, ao final desta existência,
Alguma ansiedade me restar
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito
No conflito, na discórdia...
Se ainda ocultar verdades
Para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...
Se restar abatimento e revolta
Pelo que não consegui
Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...
Se eu retiver um pouco mais
Do pouco que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
Se algum ressentimento,
Algum ferimento
Impedir-me do imenso alívio
Que é o irrestritamente perdoar,
E, mais ainda,
Se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou...
Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro
Sem conseguir vencer a treva e a trave
Em meu próprio...
Se seguir protestando
Reclamando, contestando,
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar eu...
Se, indigente da incondicional alegria interior,
Em queixas, ais e lamúrias,
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
Para a minha ainda imperiosa angústia...
Se, ainda incapaz
para a beatitude das almas santas,
precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...
Se insistir ainda que o mundo silencie
Para que possa embeber-me de silêncio,
Sem saber realizá-lo em mim...
Se minha fortaleza e segurança
São ainda construídas com os materiais
Grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta,
E eu neles ainda acredito...
Se, imprudente e cegamente,
Continuar desejando
Adquirir,
Multiplicar,
E reter
Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
Na ânsia de ser feliz...
Se, ainda presa do grande embuste,
Insistir e persistir iludido
Com a importância que me dou...
Se, ao fim de meus dias,
Continuar
Sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que,
Dentro de mim,
Eu Sou,
Terei me perdido na multidão abortada
Dos perdulários dos divinos talentos,
Os talentos que a Vida
A todos confia,
E serei um fraco a mais,
Um traidor da própria vida,
Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera
E que se vê frustrada
Diante de meu fim.
Se tudo isto acontecer
Terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo
E o espaço
De Deus.
Terei meramente sido vencido
Pelo fim,
Sem ter atingido a Meta.
(Professor Hermógenes)
Marcadores:
Poemas e Poesias
Receita para uma dieta espiritual
Depois que um medico identifica alguns problemas de saúde no corpo de alguém, um nutricionista entra em ação e receita uma dieta. O objetivo da dieta é tornar o corpo novamente saudável e com energia para a vida.
Gostaria de recomendar a seguinte receita para uma dieta que torne sua vida saudável espiritualmente:
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
Abandone o orgulho, pois ele pode te levar à destruição e deixe a vaidade de lado, pois ela pode fazer você cair na desgraça.
Cuidado com o que fala, pois você terá que aguentar as conseqüências de tudo o que disser.
Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa.
Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como águia.
Confie em Deus de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.
Guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida.
Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque foi para isso que fomos criados.
A parte boa desta receita é que ela tem mais de 3.000 anos e foi escrita pelo sábio “nutricionista espiritual” chamado Salomão. Todos estes itens da receita estão no livro de Provérbios. Minha recomendação final é que depois que você conseguir praticar esta primeira etapa da receita, vá imediatamente para a segunda etapa do tratamento praticando os outros itens que Salomão recomenda.
Marcadores:
Auto-Ajuda
Como se tornar um sonhador lúcido
1.Vá dormir uma ou duas horas mais cedo que de costume, ou apenas fique deitado, sem dormir. Uma alternativa consiste em pôr um despertador para soar cerca de duas horas antes que de costume, levantar-se quando ele tocar e voltar para a cama mais tarde para tirar uma soneca. Sonhos lúcidos tendem a ocorrer depois que as pessoas já tiveram a quantidade normal de sonho REM.
2.Nas horas antes de deitar, pense com convicção e repetidamente: "Terei um sonho lúcido hoje à noite." O pensamento vai ajudá-lo a "preparar" seu cérebro para a lucidez.
3.Selecione uma "dica" ou um "símbolo onírico" que seu cérebro reconhecerá quando aparecer em um sonho normal. Internalize a idéia de que, na presença do símbolo, você "saberá" que está sonhando. Por exemplo, decida que sempre que um objeto vermelho surgir em um sonho, seu cérebro irá se prender a ele e relembrará que aqui é um sonho.
4.Esforce-se para tornar-se mais consciente de seus sonhos comuns. Mantenha um bloco de anotações perto de sua cama e, ao acordar, anote tudo o de que possa se lembrar. Faça anotações especiais sobre objetos que parecem surgir com freqüência e use-os como símbolos.
5.No momento que tiver uma vaga noção de consciência em um sonho - como, por exemplo, pensar que "isso é estranho de mais para ser verdade"- focalize-a em vez de deixar que se afaste. Esse tipo de percepção é a porta de entrada para a lucidez. A maioria das pessoas a vivencia rapidamente durante sonos normais: o truque é agarrar-se ao pensamento e elevá-lo à consciência sem acordar completamente.
6.Quando a lucidez se manifestar, relaxe. Não se agite nem tente alterar as imagens oníricas imediatamente. Apenas relaxe e aproveite o cenário. Uma vez que tenha se fixado ao pensamento de que está sonhando, descobrirá que a lucidez aflui. Parece com o despertar - exceto que, em vez de ficar sensoriamente consciente do mundo exterior, seu conhecimento é puramente conceitual. Você "sabe" que está na cama porque se lembra de ter ido se deitar, mas na verdade não sente a cama. As visões, os sons e as sensações que estava experimentando quando estava tendo um sonho comum permanecem inalterados - mas agora você sabe que eram alucinações.
7.Teste o sonho. Às vezes, é muito difícil distinguir um sonho lúcido da vigília. Uma forma de testá-lo é tentar ligar qualquer tipo de aparelho elétrico - nos sonhos lúcidos, sempre há um atraso entre o ato de acionar o botão e o dispositivo começar a funcionar. E luzes elétricas sempre são muito fracas nos sonhos lúcidos.
8.Lentamente, comece a controlar o sonho. Decida, por exemplo, mudar as condições climáticas, ou o papel de parede do cômodo em que você está. Tudo que precisa fazer é pensar "que o dia fique ensolarado", ou "que as paredes fiquem azuis". Se quiser evocar uma pessoa, pense em vê-la surgindo e depois se afaste do lugar em que deseja vê-la. Quando voltar, ela provavelmente estará lá. Se quiser voar, imagine-se se elevando suavemente - quando sentir que está caindo, não tente se "ajudar", apenas deixe que isso aconteça.
9.Se sentir que está despertando e não quiser acordar, tente girar seu corpo no sonho em volta de um circulo - isso ajuda a manter as cenas oníricas.
10.Nunca entre em pânico. Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns - você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos.
Marcadores:
Auto-Ajuda
Diário de Sonhos
Dificilmente um psicólogo(que use os sonhos como ferramentas) ou estudioso da área dos sonhos, deixará de recomendar, em primeiro lugar, o uso de um diário dos sonhos para fortalecer a memória dos sonhos. No meu caso, tenho usado uma agenda.
As anotações dos sonhos tornam a memória dos sonhos fortalecida, mais viva e cheia de detalhes.
Gayle Delaney,defende o uso do diário, argumentando sobre a melhora da memória com relação aos sonhos. Mesmo não referindo seu uso para os sonhos lúcidos, vale destacar que aponta seu uso como sendo crucial para o aumento da capacidade de se lembrar de um sonho pela manhã.
Por exeperiência própria, relato como nossos sonhos passam a ser lembrados com uma vivacidade, nitidez impressionantes. Nas últimas semanas, com as férias da faculdade, tenho me dedicado em anotar com mais cuidado meus sonhos. Dedico pelo menos meia-hora anotando eles.
As anotações dos sonhos tornam a memória dos sonhos fortalecida, mais viva e cheia de detalhes.
Gayle Delaney,defende o uso do diário, argumentando sobre a melhora da memória com relação aos sonhos. Mesmo não referindo seu uso para os sonhos lúcidos, vale destacar que aponta seu uso como sendo crucial para o aumento da capacidade de se lembrar de um sonho pela manhã.
Por exeperiência própria, relato como nossos sonhos passam a ser lembrados com uma vivacidade, nitidez impressionantes. Nas últimas semanas, com as férias da faculdade, tenho me dedicado em anotar com mais cuidado meus sonhos. Dedico pelo menos meia-hora anotando eles.
Marcadores:
Auto-Ajuda
Frutos
"Se te contentas com os frutos ainda verdes,
toma-os, leva-os, quantos quiseres.
Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos,
maduros, bonitos e suculentos,
deverás ter paciência.
...Senta-te sem ansiedades.
Acalma-te, ama, perdoa, renuncia, medita e guarda silêncio.
Aguarda.
Os frutos vão amadurecer."
(Professor Hermógenes)
Marcadores:
Poemas e Poesias
Mágoa
Marcadores:
Poemas e Poesias
Assinar:
Postagens (Atom)