Vivendo o amor




por Maria Isabel de Oliveira - marybelterapeuta@gmail.com

O amor é o segredo da vida, é a regra que resume todas as regras, é uma coisa composta de muitas coisas. É a verdadeira energia da vida, com todos os seus momentos de alegria e tristeza, esperança e medo. A vida é apenas a chance para aprender o amor, como o amor pode ser, como é e como foi. É a energia mais preciosa de todo o universo, o bálsamo que tem o poder de curar e de renovar, a chave que abre todas as portas. O amor é a energia indescritível e poderosa que flui em nosso ser e se irradia para toda a humanidade. Permite-nos ver além da forma humana de nossos irmãos e perceber a divindade que existe em cada um. Cria em nós um sentimento de unidade, plenitude e paz. Quanto mais nos sintonizamos com o amor e com a intuição da alma, mais simples se torna viver.

O nosso objetivo neste mundo deve ser aprender a amar. O amor é uma rica, forte e generosa expressão de nossas vidas - é a personalidade do homem em seu mais completo desenvolvimento.

O amor é o profundo desejo de ser uno com o todo, um enraizar-se na existência, e também um desejo de nutrição. A vida é o solo no qual as rosas do amor florescem e este torna-se a maior força curativa da vida. Aqueles que deixam de vivê-lo, permanecem vazios, irrealizados.

Quem vivencia o amor é alegre e gracioso e sua vida torna-se uma canção. No momento que alguém se apaixona, não é preciso declarar isso. Observa-se em seus olhos uma nova profundidade, em seu rosto uma nova graça, uma nova beleza e no seu andar, uma dança sutil. A pessoa se transforma. É como se a primavera se apoderasse de seu ser e as flores desabrochassem de sua alma.

O crescimento do amor só é possível em um ambiente amoroso, uma vez que a sua expansão necessita do mesmo tipo de pulsação em volta.

A palavra amor pode ter dois significados bem diferentes e opostos. Um, é amor como relacionamento, e, o outro, é amor como um estado de ser. Quando o amor se torna um relacionamento, às vezes, torna-se uma escravidão, porque existem expectativas, exigências, frustrações, e um esforço de ambos os lados para dominar, transformando-se numa luta pelo poder.

O amor como estado de ser é totalmente diferente. Significa que a pessoa está simplesmente amando e não criando um relacionamento a partir disso. O amor não exige nada, simplesmente compartilha e, o próprio compartilhar é a recompensa. Assim, ele se irradiará e não criará prisão alguma para ninguém.

Ele independe de relacionamento. É fragrância do próprio ser e é tão valioso, que deveria ser protegido de qualquer tipo de poluição, contaminação, de qualquer espécie de envenenamento.

Amar verdadeiramente é dar liberdade e não interferir na privacidade da outra pessoa. É respeitar a individualidade de cada um. Amor incondicional é amar aos outros, livre, plena e abertamente, sem expectativas, exigências ou restrições. É total aceitação e respeito, sem críticas ou julgamentos. O amor incondicional é constante e não pode ser ligado e desligado como o amor condicional.

O amor incondicional é a expressão da divindade que existe dentro de cada um de nós. É o amor que tudo abrange, aceita a tudo e a todos, mesmo, às vezes não aprovando. Ele é único e universal e está ao alcance de todos. É vitalizante e nos nutre. Não espera nem cobra nada em troca. É a própria razão de existir.

Amor condicional refere-se a impor condições a quem e quando amamos. É amar as pessoas somente quando elas preenchem certos requisitos que nós mesmos impomos, e, é controlar ou retirar o nosso amor quando as nossas condições não são aceitas. Quando nos libertamos das crenças e valores limitantes, a energia flui em nós, naturalmente. Sem as inibições que aprisionam nossa mente, nosso coração e nosso corpo, desenvolvemos a capacidade de sintonizar com a essência que está dentro das pessoas e das coisas, fazendo assim desaparecer o medo e as emoções, que nos impedem de sermos espontâneos. A precisão da espontaneidade é algo presente em toda a natureza e flui como uma dádiva do amor.

O amor é uma ligação vital com uma fonte de vida e alegria, quer essa fonte seja um indivíduo, uma comunidade, a natureza, o universo ou Deus. Amar abundantemente é viver abundantemente. Amor é vida.

Retirado da Monografia "Análise Bioenergética e Espiritualidade: Eis a questão" arquivada na biblioteca da UEMG - FaE- Belo Horizonte. Autoras: Leonila Maria Meinerz, Maria Coely de Matos, Maria Isabel de Oliveira, Maryalle Rabelo Pires Martins, Telma Drumond Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Postagens populares

Usuários online usuários online