Plante seu jardim e ganhe paz


Saiba como encontrar a paz interior com uma prática muito simples e barata: a jardinagem. Descubra você também como é possível relaxar e meditar com as mãos na terra

“Um jardim é um sonho que virou realidade. (...) É nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora”.

Abraçando a natureza


Quem nunca foi a um parque e se deparou com alguém abraçando uma árvore? Parece coisa de maluco, mas não é. Em algumas filosofias orientais, abraçar uma árvore é um ato que proporciona o equilíbrio das energias e traz a paz interior. “Ao longo do dia, o corpo vai acumulando energia. Energia, não no sentido holístico, mas de eletricidade mesmo, e essa energia acumulada contribui para o estresse. Assim, o contato com uma árvore ou com a terra, ou o simples fato de andar descalço na grama, é uma forma de liberar energia e, consequentemente, aliviar o estresse”, explica o biólogo Lito Fernandes.
E é essa intenção de Lito nas oficinas de jardinagem que ministra no Spa Iguaratá, no interior paulista. Nelas, ele dá orientações para a produção de mudas feitas em estufas e para a criação de jardins e hortas.”É uma forma de as pessoas quebrarem a rotina e relaxarem, além de ser um excelente exercício de meditação”, conta. Os participantes montam vasos e floreiras de aromas e temperos. “Costumo usar com os alunos plantas como o alecrim, a cebolinha, ervas e chás, que são resistentes, fáceis de cuidar e podem ser usadas na hora de cozinhar. Isso estimula os alunos a continuarem o cultivo em casa”.
Segundo ele, não existe segredo para manter uma floreira com ervas ou plantas ornamentais e até mesmo uma pequena horta. “O processo é simples e bastam apenas 20 minutos de dedicação diária. O retorno em bem-estar é enorme”, garante.
Se você ficou interessado, aproveite a dica do biólogo e monte uma horta para consumo próprio, é muito fácil. “O segredo é usar hortaliças de crescimento rápido, pois se a horta demora muito a dar resultado, a pessoa desanima”. Então, anote aí: a rúcula e o rabanete são ótimas opções para começar, pois em 30 dias já estão prontas para serem consumidas. O tomate exige um pouco mais de cuidado e paciência, são dois meses de cultivo, mas, segundo Lito, vale a pena esperar!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Postagens populares

Usuários online usuários online