Preâmbulo de DASA

Temos nosso preâmbulo de DASA oficial descrito na página 130 do Texto Básico (Livro Dependentes de Amor e Sexo Anônimos), desde quando o mesmo foi lançado no ano de 2003.
O DASA a nível mundial aprovou em seguida uma nova versão, fazendo alguns ajustes, o que fizemos subsequentemente para a língua portuguesa em Assembléia Nacional, cujo texto aprovado encontra-se no documento em anexo, para que os Grupos que desejarem possam imprir e utilizar.
Na próxima edição do livro, programada para 2013, a Junta Nacional efetuará a alteração para a nova versão do preâmbulo, já devidamente aprovada.
Solicitamos para que os Grupo utilizem o preâmbulo novo (em anexo ou descrito na íntegra abaixo). Aqueles que por algum motivo não puderem fazê-lo, solicitamos para que utilizem o preâmbulo que consta no livro, não caracterizando quebra de Tradição, até que tenhamos uma nova versão impressa do livro.
Solicitamos ainda para que os Grupos que utilizem alguma versão diferente ou modificada dessas duas anteriores, que a substitua por uma destas.
Agradecemos pela colaboração de todos, com muita paz e serenidade.
Junta Nacional de Serviços Gerais de DASA no Brasil (JUDASAB)
Preâmbulo de D.A.S.A.
Dependentes de Amor e Sexo Anônimos é uma irmandade orientada pelos Doze Passos e Doze Tradições, baseados no modelo pioneiro de Alcoólicos Anônimos. O único requisito para ser membro de D.A.S.A. é o desejo de parar de praticar um padrão de dependência de amor e sexo. O D.A.S.A. é sustentado completamente pelas contribuições de seus membros e está aberto a todos que precisem dele.
Para evitar as conseqüências destrutivas da dependência de amor e sexo, nos baseamos em cinco recursos básicos:
  1. SOBRIEDADE : o desejo de parar de praticar nosso comportamento autodestrutivo de dependência numa base diária;
  2. APADRINHAMENTO / REUNIÕES: a capacidade de recorrer a um apoio acolhedor dentro do D.A.S.A;
  3. PASSOS: a prática do programa de recuperação dos Doze Passos para alcançar a sobriedade sexual e emocional;
  4. SERVIÇO: a retribuição para a irmandade de D.A.S.A. do que continuamos a receber de graça;
  5. ESPIRITUALIDADE: o desenvolvimento de uma relação com um Poder superior a nós mesmos, que pode nos guiar e apoiar na recuperação.
Como irmandade, o D.A.S.A. não opina sobre assuntos alheios à mesma e não se envolve em controvérsias. O D.A.S.A. não está afiliado a nenhuma outra organização, movimento ou causa, seja religiosa ou não. Estamos, contudo, unidos por um objetivo comum: lidar com o nosso comportamento sexual e emocional dependente. Temos um denominador comum em nossos padrões obsessivos/compulsivos, que torna irrelevante qualquer diferença pessoal de orientação sexual ou de gênero.
Precisamos proteger com especial cuidado o anonimato de cada membro de D.A.S.A.. Além disso, tentamos evitar atrair atenção indevida dos meios de comunicação para D.A.S.A. como um todo.
O que é DASA?
DASA é uma Irmandade que se baseia em um programa de recuperação de 12 Passos de Alcoólicos Anônimos. DASA é uma Irmandade de ajuda mutua, aberta a todas as pessoas de qualquer idade e inclinação sexual. Entre seus membros se encontram tantos os que experimentaram uma necessidade compulsiva de sexo, como aqueles com um apego desesperado a uma única pessoa. Todos os membros tem um padrão comum de comportamento obsessivo/compulsivo, seja sexual como emocional ( ou ambas) através das quais as atividades e as relações se vem cada vez mais destrutivas e Afetam a todos os aspectos de nossa vida - a carreira, a família e o conceito de amor próprio. Já que os DASAs são todos dependentes também, eles têm uma compreensão especial de si mesmos e da doença. Eles sabem como a Doença funciona - e aprenderam como se recuperar dela através do DASA. Podem assistir as nossas reuniões, qualquer pessoa que acredite ter esse problema, independente de ter outro tipo de dependência (Álcool, Droga...) ou não.
O DASA foi fundado em BOSTON em 1976. Os membros que iniciaram, eram pessoas que se haviam dado conta de que o sexo, o "coquetel romântico" e a dependência emocional estavam afetando a suas vidas da mesma forma em que o álcool e as drogas os haviam afetado. Suas experiências mostram que a promiscuidade sexual é um cultivo de hábito de relações destrutivas que não se pode vencer somente, com a força de vontade. Muitas histórias típicas tem como protagonistas, pessoas que visitavam assiduamente certos lugares, que tiveram repetidos contágios de enfermidades venéreas e o medo de serem descobertos por seus familiares. Outros não conseguiam evitar as relações destrutivas e em pouco tempo se encontravam em outras relações igualmente prejudiciais. Outros, finalmente se dedicavam a atividades sexuais solitárias.
Apesar da relativa "juventude" desta Irmandade, muitas pessoas estão encontrando enfim, esperança e restabelecimento ao compartilhar suas experiências com os outros membros. Muitos dependentes comprovam pela primeira vez em suas vidas, que são capazes de manter relacionamentos de companheirismo e satisfação.
E o que é mais importante, estes membros tem uma nova visão da liberdade e dignidade pessoal. Alguns afirmam que sem o apoio desta Irmandade, teriam o dilema de ter que viver entre a solidão aguda e o isolamento, por um lado, as relações e atividades dependentes que por outro, os teriam levado ao suicídio.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Postagens populares

Usuários online usuários online